Refletindo sobre como ensinamos inglês para "Young Learners"
A faixa etária compreendida pelo termo normalmente abrange entre os 3 e 12 anos de idade, porém, isso depende muito do estabelecimento, no qual os pequenos são atendidos.
O termo tem crescido com bastante força, pois os pais, na ânsia de proverem uma educação completa para seus filhos, demandam das escolas o ensino de uma segunda língua desde cedo. A língua escolhida pela grande maioria das escolas é o inglês! Ponto para nós, English teachers!
O professor de inglês das crianças ensinará muito mais que uma nova língua, ele precisa de habilidades especiais, muitas das quais não têm nada a ver com linguagem. Ajudar a criança a aprender e a se desenvolver se torna muito mais importante que ensinar inglês. O ensino da língua será uma consequência das atividades que o professor trará para a sala de aula.
Mas o que estudar para ser um Young Learners’ Teacher? Além de saber inglês e também como ensiná-lo, esse professor precisa estudar sobre o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das crianças. Cada atividade precisa estar focada nestes aspectos para que se consiga atingir o aprendizado.
Segue algumas dicas para se ter sucesso com os pequenos:
- As atividades devem ser simples o suficiente para que as crianças entendam o que é esperado delas.
- A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser possível de ser completada, porém ter um pouco de desafio para que sintam o prazer de concluí-la.
- Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita repetição. Considere que durante uma aula com crianças pequenas, o professor passará a maior parte do tempo falando.
- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.
- A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser possível de ser completada, porém ter um pouco de desafio para que sintam o prazer de concluí-la.
- Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita repetição. Considere que durante uma aula com crianças pequenas, o professor passará a maior parte do tempo falando.
- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.
Estas dicas fazem parte dos princípios básicos para se entrar numa sala com o intuito de se ensinar inglês para crianças. Existem atividades consideradas infalíveis neste tipo de aula, como atividades que envolvam movimento corporal, cortar, colorir, colar, contar histórias e pequenos teatrinhos. Também não podemos nos esquecer dos jogos e músicas com ação (vale a pena conferir os artigos “O Ensino da Língua Inglesa com música” e “Ensinando Inglês com Objetos”, ambos nesta mesma coluna).
Existe ainda uma diversa quantidade de websites que podem nos ajudar a desenvolver atividades e, até mesmo, nossas habilidades para dar aulas para crianças. Eles trazem uma infinidade de recursos para a aula de inglês, como materiais visuais prontos para impressão, músicas, jogos, rimas populares, dicas de livros e para os pais, apresentações de PowerPoint, quizzes, vídeos, etc. Alguns links que podem ser muito úteis estão listados abaixo:
www.esl-kids.com - Confira a seção “In class”. O professor Nick Ramsay exemplifica uma sala de aula com alunos de diferentes estilos de aprendizagem e monta uma aula, explicada - passo a passo - ideal para a turma.
www.activityvillage.co.uk - Traz páginas para colorir com diversos temas escolares, sugestões de trabalhos de arte (crafts) e, até mesmo, receitas fáceis de elaborar com as crianças.
www.english-4kids.com - Os vídeos são específicos para cada idade e já estão separados por categorias.
www.toolsforeducators.com - As atividades oferecidas servem tanto para o ensino de crianças, como para adolescentes e adultos. O usuário tem a liberdade de montar um dado, palavras-cruzadas, dominó e até um jogo de tabuleiro de acordo com as necessidades de sua sala.
As fontes de busca são inesgotáveis, principalmente em sites estrangeiros. Basta muita disposição para estudo e energia para enfrentar o desafio de ensinar inglês para este público. Crianças estão sempre muito envolvidas, cheias de disposição e curiosidade, e acabam aflorando estas características em seus professores. Espero que essas dicas possam ajudar os que já estão e os que querem ser Young Learners’ Teachers!
Referências:
Philips, Sarah. Young Learners. Resource Books for Teachers. Series editor: Alan Maley. Oxford University Press, 1997. Fifth Impression.
www.esl-kids.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.english-4kids.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.activityvillage.co.uk (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.toolsforeducators.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.esl-kids.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.english-4kids.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.activityvillage.co.uk (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.toolsforeducators.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp
2 comentários:
"O ensino da língua será uma consequência das atividades que o professor trará para a sala de aula."
Acredito muito nesta frase que li em seu Post! Sou professor de Língua Inglesa para crianças também e entendo que o Inglês é apenas um detalhe.
Estava pesquisando alguns Blogs para eu fazer mais contatos com outros professores blogueiros e acabei por aqui. Também tenho um blog que fala sobre atividades realizadas em aulas de língua estrangeira.
Volto aqui depois para ver mais posts.
Boa Sorte!
William
www.alousasumiu.blogspot.com
É muito bom encontrar teus comentários nos meus posts. Agradeço! Também adoro "futricar" nos blogs de outros teachers e já curti o teu! Good Luck!
Postar um comentário