Valentine’s Day, Mother’s Day, Easter, Father’s Day, Halloween, Thanksgiving, Christmas…
A maioria das datas especiais é comemorada internacionalmente, neste contexto, os alunos podem comparar as diferenças culturais entre as comemorações e aproveitar a oportunidade para comemorar em sua escola.
Entretanto, existem as comemorações peculiares de alguns países onde a língua inglesa é classificada como língua materna, como exemplo, uma data especial americana chamada “Saint Valentine’s Day” ou “Valentine’s Day”, a qual atualmente representa o dia tradicional em que amigos e namorados se presenteiam, declarando seus sentimentos. Já nesse contexto, o professor apresenta um novo hábito cultural e através de uma situação real, ou seja, através da comemoração na escola ou sala de aula, explora conteúdos lingüísticos.
Time for turkey and family meetings… It’s Thanksgiving!
O trabalho com eventos especiais permite a realização de situações reais, como a própria comemoração na escola, a qual além de motivar a aprendizagem, possibilita que o professor não desvincule língua e cultura. Desta forma, estimulam os alunos a desenvolverem o conhecimento do idioma através de habilidades funcionais; dependem do contexto para a utilização adequada do idioma.Levar as datas comemorativas até a sala de aula também possibilita aos alunos experimentarem o uso da língua inglesa tanto escrita como falada com emoção. Por exemplo, a criação de cartões comemorativos ou presentes especiais oferece um cenário confortável e seguro para aluno.
Segundo Stephen Krashen, a aquisição de uma segunda língua dificilmente se concretiza num ambiente desconfortável e inseguro. Um contexto seguro se desenvolve através da prática pedagógica do professor. Sendo assim, é importante incluir as datas comemorativas no calendário da escola ou do professor, pois se deve aproveitar as comemorações para a criação de situações reais e agradáveis, onde os alunos podem ser ativos no processo de aprendizagem.
Bibliografia
Wikimédia – www.wikipedia.org
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998)
Krashen, Stephen D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Prentice-Hall International, 1988.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp
Wikimédia – www.wikipedia.org
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998)
Krashen, Stephen D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Prentice-Hall International, 1988.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário